sábado, 18 de outubro de 2008

Onde estão os nossos profetas?



Para a Bíblia profeta não é quem prevê ou adivinha o futuro, Não confundir com vidente ou astrólogo. Profeta é aquele que, movido por profunda experiência espiritual, e a luz da Palavra de Deus, intui os desígnios de Deus, através da fé, para um povo, ou uma nação.
O profetismo bíblico surgiu com Samuel no Século IX AC, nesse tempo destacaram-se também, Elias, o tisbita, e seu sucessor, Eliseu. Porém, o período áureo da profecia foi o século VIII AC, com Amós, Oséias, Isaías e Miquéias. No final do Século VI e início do Século IV AC, (lembre-se que antes de Cristo contamos de "trás pra frente") a profecia declinou após Sofonias, Habacuque, Jeremias e Ezequiel. Até o surgimento de João, o batista, pregando no deserto e preparando o mundo para a chegada do Messias.
O que caracteriza o profeta é o espírito crítico. Consumido pelo amor a Iavé, os profetas bíblicos denunciaram erros dos reis e do povo; formaram escolas de profetas; anunciaram derrotas em função de políticas equivocadas, e ajudaram a ler os fatos históricos a luz da fé.
A contradição entre profeta e o poderoso reflete o descompasso entre os desígnios de Deus e a política dos homens.
Samuel entrou em choque com o rei Saul; Elias com o rei Acabe; Isaías com Ezequias; Ezequiel com chocou-se o rei Sedecias; Jeremias, meu favorito, entrou em rumo de colisão como rei Joaquim, a quem chamou de corrupto (Jeremias 22,13-19).
O profeta sempre ser� um sinal de contradição, quanto mais perto de Deus ele estiver maior ser� o seu sentimento de revolta, por aquilo que está ao seu redor, contra governantes, líderes, poderosos, opressores... o profeta não se deixa levar pelos descaminhos da humanidade. Ele tem seu próprio rumo. Jamais se viu, e nunca veremos um profeta na roda dos governantes, compactuando com suas atividades de corromper e ser corrompido.
Então, onde estão os nossos profetas? Por onde andarão os profetas dessa geração? Aqueles que serão boca de Deus para essa gente perdida?
Onde estão os nossos profetas?
Em Cristo Jesus
Marcos R.

Nenhum comentário: