sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Prevalecer




"Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs."(Êxodo 17; 8-12)
Tenho pensado bastante sobre o significado desta palavra,prevalecer.
O texto acima traz uma história interessante o povo o prevalecia a medida que as mãos de Moisés estivessem levantadas...era questão de atitude, persistência...coragem e fé.
verbo prevalecer tem o sentido de “dominar”, “sobressair” ou “vencer”, tal como lemos em Juízes 1.35: “Porém os amorreus lograram habitar nas montanhas de Heres, em Aijalom e em Saalabim; contudo, a mão da casa de José prevaleceu, e foram sujeitos a trabalhos forçados”. O termo pressupõe enfrentamento no campo das idéias, dos costumes ou de batalha.
A Palavra de Deus diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16 : 18)
Existe muuita gente hoje em dia cansada, caída...apenas levando a vida...Deus quer que prevaleçamos, é preciso ir além de simplesmente sobreviver.
Basicamente há duas formas de encarar a vida. É possível arrastar-se preguiçosamente pela linha do tempo, do nascimento à idade adulta e desta última à morte. Comemos, bebemos, desfrutamos de algumas sensações prazerosas e dobramo-nos, resignados, diante do mal. Descobri que existem minhocas humanas, que passam toda a existência no subterrâneo, levando adiante a rotina de manutenção sem nenhum tipo de desejo superior – sem objetivos de conquista. Isso equivale a viver sem prevalecer.
Prevalecer é superar-se, é ir além dos limites. Há limites que Deus estabeleceu e, portanto, jamais conseguiremos ultrapassá-los. Há limites, porém, que nós mesmos estabelecemos. O texto de Juízes 1.27-36 demonstra que Israel não conquistou tudo o que devia. Muitos inimigos não foram expulsos porque o povo de Deus não apropriou-se corajosa e obedientemente das promessas divinas. Em algumas situações temos a Palavra de Deus e as portas abertas, mas simplesmente não ousamos confiar, batalhar e aproveitar as oportunidades. Embasamos nossa inércia argumentando que cremos na Providência, que se Deus quisesse que vencêssemos ele encaminharia todos os detalhes, sem necessidade de nossa iniciativa ou empenho. Na verdade, tentamos ocultar nossa incredulidade, desobediência ou, simplesmente, nosso medo (Cf. Josué 1.1-9).
Prevalecer...vencer e continuar vencendo, uma vitória que não é apenas momentânea, mas sim, algo que permanece...que exige persistência, coragem, atitude e fé.
Em Cristo Jesus
Marcos R.
Inspirado e copiado do artigo:
prevalecer Pastoral do Boletim 467, de 20 de agosto de 2006. E-mail para Rev. Misael: misael@ipcg.org.br.

Nenhum comentário: